Delegado pede perícia complementar no vídeo em que vice-prefeito de Rio Preto é investigado por injúria racial contra segurança do Palmeiras
15/05/2025
(Foto: Reprodução) Autoridade policial solicitou esclarecimentos dos peritos para mais cinco quesitos, após laudo não identificar termo racista. Vice-prefeito de Rio Preto, Fábio Marcondes (PL) prestou depoimento na terça-feira (13) na Delegacia Seccional. Perícia não identificou injúria racial em vídeo de vice-prefeito e segurança do Palmeiras
O Instituto de Criminalística da Polícia Civil deverá realizar uma perícia complementar no vídeo do caso em que o vice-prefeito de São José do Rio Preto (SP), Fábio Marcondes (PL), é suspeito de cometer injúria racial contra um segurança do Palmeiras, após partida contra o Mirassol, em 23 de fevereiro.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
O delegado Renato Camacho, responsável pelo inquérito que apura o caso, quer que o IC esclareça o laudo pericial, concluído no dia 6 de maio. Na ocasião, o documento descartou que Marcondes tenha pronunciado a palavra “macaco”, após análise da gravação que foi ao ar.
A conclusão da perícia foi de que não há traços fonéticos compatíveis com a palavra “macaco”, mas sim com a palavra “paca”. De acordo com a análise pericial anexada ao inquérito, o vocábulo “véa” ou “véio” aparece duas vezes. A perícia utilizou escuta qualificada e análise espectográfica.
Desta vez, o IC deve realizar uma perícia complementar a partir de mais cinco quesitos que o delegado deseja esclarecer. O inquérito tramita em segredo de Justiça.
Marcondes prestou depoimento na terça-feira (13), na Delegacia Seccional de Polícia, em Rio Preto. Além de Marcondes, o delegado colheu o depoimento de outras 11 pessoas.
A perícia complementar deve ser uma das últimas etapas do inquérito. Após a análise, caso não haja mais nenhuma diligência, Camacho pretende remeter os autos para a Justiça de Mirassol, com apreciação também do Ministério Público.
Vice-prefeito de Rio Preto, Fábio Marcondes (PL), é investigado por injúria racial após xingar segurança do Palmeiras
Reprodução/TV Globo
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM